FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 08 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CCPGE (11.02.28.06.27)
Curso: MESTRADO EM EDUCAÇÃO/CCPGE - Macapá
Código: CPGE0026
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTADO E EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Esta disciplina visa analisar as relações entre Estado Capitalista e Sociedade, privilegiando o exame das formas de controle e poder da esfera estatal e suas expressões no âmbito educacional. A análise realizar-se-á a partir das diferentes formas históricas do Estado capitalista e suas relações com a educação. O programa desdobra-se nas seguintes unidades: 1. liberalismo, sociedade de classes e educação. 2. Estado do bem-estar social, compromisso de classes e educação. 3. Estado neoliberal e educação, e sua crítica.
Referências: BOURDIEU, Pierre. A mão esquerda e a mão direita do Estado; O mito da “mundialização” e o Estado social europeu; O neoliberalismo, utopia (em vias de realização) de uma exploração sem limites. In: _________. Contrafogos – táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998, p. 9-20; 42-61;135-149. DARDOT, P.; LAVAL, C.. A Nova Razão do Mundo – Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. ______. Comum – Ensaio sobre a revolução no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2017. FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e liberdade. São Paulo: Nova Cultura, Coleção Os Economistas, 1982. Caps. I, II e VI FRIGOTTO, Gaudêncio. Introdução e Cap. I A Educação como campo social de disputa hegemônica. In: ________. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez, 1995, p. 15-58. LOCKE, John. Apresentação e Segundo tratado sobre o governo. Em: Locke. São Paulo: Abril Cultural, Coleção Os Pensadores, 1973, p. 1-55. LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação pública. São Paulo: Companhia Editora nacional, 1959. Caps. II, III e IV. MARX, K.; ENGELS, F.. A Ideologia Alemã (Feuerbach). São Paulo : Ed. Ciências Humanas, 1979, p. 1-77 ou MARX, K.; ENGELS, F.. A Ideologia Alemã (Organização, tradução, prefácio e notas de Marcelo Backes). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 1-77. MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. Em: Karl Marx e Friedrich Engels - Obras escolhidas. v. 1. São Paulo: Editora Alfa-Ômega, s.d., p. 21-47. OLIVEIRA, Francisco. O Surgimento do Antivalor – Capital, força de trabalho e fundo público. In; _______. Direitos do Antivalor: A economia política da hegemonia imperfeita. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 19-48. PRZEWORSKI, Adam. Introdução e A Social-Democracia como fenômeno histórico. In: ______. Capitalismo e social-democracia. São Paulo: Companhia Das Letras, 1989, p. 13-65. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Em: Rousseau. São Paulo: Nova Cultural, Coleção Os Pensadores, 1991, p. 234-282. SMITH, ADAM. A Receita do Soberano ou do Estado. Em: A riqueza das nações. Lisboa; Fundação Calouste Gulbenkian, 1985, V. II, Livro Quinto, Capítulo I, p. 289-332 e Título II, p. 389-425.

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