FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 09 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA - GEOMESTR (11.02.28.06.42)
Código: MGEO0003
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Método Científico, Processo de Pesquisa, Construção de um projeto de Pesquisa com base nos diversos tipos de métodos e técnicas de pesquisa necessários à coleta de dados e ao suporte do estudo. Normalização de acordo com a ABNT. Introdução aos métodos quantitativos. Organização dos dados. Pesquisa Qualitativa: conceito; tipos; dados em pesquisa qualitativa; papel e ética do pesquisador; os sujeitos da pesquisa; técnicas mais frequentes; análise de dados; técnica de triangulação. Uso da imagem no trabalho monográfico.
Referências: ANDRADE, M. M. Introdução do trabalho cientifico: elaboração de trabalhos na graduação. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Apresentação de citações em documentos: NBR 10520 Rio de Janeiro: jul. 2001. 4 p. ______, Referências – elaboração: NBR 6023. Rio de Janeiro: ago. 2000. 22 p. ______, Trabalhos acadêmicos – apresentação: NBR 14724. Rio de Janeiro: jul. 2001. 6 p. CÉSAR, C. C; SOARES, J. F. Introdução a Estatística, São Paulo, Editora LTC, 2. ed , 2003. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 10 ed. SP: Cortez, 2009. ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1989. 173 p. FERREIRA, C. C; SIMÕES, N. N. Tratamento estatístico e gráfico em geografia. Lisboa: Gradiva, 1987. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2006. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1982. 231 p. LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. 340 p. MINAYO, M. C. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 1999. Complementar: BARROS, S. A.; AMARAL, E. Escrever é desvendar o mundo. 3. ed. Campinas: Papirus, 1988. 180 p. CARVALHO, M. C. (Org.). Construindo o saber: técnicas de Metodologia Científica. Campinas: Papirus, 1988. 180 p. DUSILEK, Darci. A Arte da investigação criadora. Rio de Janeiro: JUERP, 1982. 197 p.FEITOSA, V. C. Redação de textos científicos. 3. ed. Campinas: Papirus, 1997. 155 p. REY, L. Planejar e redigir trabalhos científicos. São Paulo: Edgar Blucher, 1997. 247 p. SOUZA, N. A; SILVA, L. F. Leitura dinâmica: teoria e prática. Belo Horizonte: Vega, 1969. 147 p.

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