FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 07 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS (11.02.28.06.40)
Código: PPGLET0024
Nome: DOCUMENTAÇÃO LINGUÍSTICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Análise dos princípios da documentação linguística: fatores éticos e planejamento do trabalho de campo. Tecnologias disponíveis, seus métodos de coleta e tratamento digital de corpora.
Referências: BIRD, S; SIMONS, G. Seven dimensions of portability for language documentation and description. Language v. 79, n 3, pp. 557-582, 2003. BOWERN, C. Linguistic Field Work. A Practical Guide. New York: Palgrave Macmillan, 2008. CRAIG, C. G. Los linguistas frente a las lenguas indígenas. In QUEIXALÓS, F.; RENAULTLESCURE (orgs.). As línguas amazônicas hoje. São Paulo: IRD/ISA/MPEG, 2000, pp.37-52. GIPPERT, J.; HIMMELMANN, N. P.; MOSEL, U. Essentials of Language Documentation. Berlin: Mouton de Gruyter, 2006. HAGÈGE, C. No a la muerte de las Lenguas. Barcelona: Paidós. 2000. HIMMELMANN, N. P. Documentary and descriptive linguistics. Linguistics v. 36, pp. 161-195, 1998. IPHAN. Guia de Pesquisa e Documentação para o INDL: patrimônio cultural e diversidade linguística (vols. 1 e 2). Brasília: IPHAN, 2014. LADEFOGED, P. Phonetic Data Analysis. An Introduction to Fieldwork and Instrumental Techniques. Oxford: Blackwell Publishing, 2003. MOORE, D. A.; GALUCIO, A. V.; GABAS, N. Jr. Desafio de documentar e preservar línguas. Amazônia. A Floresta e o Futuro, v. 3, pp. 36-43, 2008.

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