FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 06 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS (11.02.28.06.40)
Código: PPGLET0009
Nome: TÓPICOS EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS I
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Reflexões sobre ensino de línguas em contexto de línguas minoritárias.
Referências: AMARAL, L. Bilinguismo, aquisição, letramento e o ensino de múltiplas línguas em escolas indígenas no Brasil. Cadernos de Educação Escolar Indígena. v. 9, n. 1, p. 13-32, 2003. Cárceres, MT. Unemat. KAPLAN, R. (Ed.). The Oxford Handbook of Applied Linguistics.Oxford, UK: Oxford University Press, 2002, p. 229-242. GOMES, A. A. S. O ensino (argumentativo) de PLA nas escolas indígenas do estado do Amapá e norte do Pará. In FERREIRA, R. V; AMADO, R. S; CHRISTINO, B. P. (Orgs.). Português Indígena: novas reflexões. Munique: LINCOM, 2014, pp. 72-92. HINKEL, E. (Ed.). Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning. Mahwah: Lawrence Elrbaum Associates, 2005. PAULSTON, C. B. Linguistic Minorities and Language Policies: four case studies. In FASE, W., JASPAERT, K.; KROON, S., (Eds.). Maintenance and Loss of Minority Languages. Studies in Bilingualism. Amsterdan: John Benjamins Publishing Company, 1992, p. 54-79. PIMENTEL DA SILVA, M. S.; BORGES, M. V. (Orgs.). Cidadania, interculturalidade e formação de docentes indígenas. Goiânia: UCG, 2010. v. 1. PIMENTEL DA SILVA, M. S. Da sociolinguística à educação intercultural: uma experiência com ensino de língua étnica como segunda língua étnica meio de jogos e brincadeiras. Goiânia: Editora UCG, 2008. v. 1. SILVA, M. S. P; BORGES, M. V.. Políticas Linguísticas e Pedagógicas em Práticas de Educação Bilíngue Intercultural. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 8, p. 249- 273, 2011. VALDÉS, G. The Teaching of Minority Language as Academic Subjects: pedagogical and theoretical challenges. The Modern Language Journal, 79, p. 299-328, 1995. VOGT, C.; FRY, P. Cafundó, a África no Brasil. 2a ed. Editora da Unicamp, 2013

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