FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 09 de Novembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA- PPGH (11.02.28.06.41)
Curso: MESTRADO ACADÊMICO EM HISTORIA/PPGH - Macapá
Código: PPGH0001
Nome: TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA
Carga Horária Teórica: 90 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 90 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Teorias, conceitos e métodos do campo da produção do conhecimento histórico; influências filosóficas da historiografia moderna; novos objetos e abordagens da História e diálogos com outras ciências; critérios de validade do conhecimento histórico; impacto social da narrativa e estética historiográfica; ética e historiografia.
Referências: DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Hermenêutica do cotidiano na historiografia contemporânea. Projeto História. Nº 17, de novembro de 1998, p. 223-258. GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica histórica. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2013. GUHA, Ranajit; SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Selected subaltern studies. Oxford: Oxford University, 1988. HARTOG, François. Régimes d’historicité: présentisme et expériences du temps. Paris: Seuil, 2012. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: Contribuição à semântica do tempo histórico. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora da PUC-Rio, 2006. LORENZ, Chris; BEVERNAGE, Berber. Breaking up time: negotiating borders between present, past and future. Bristol: V&R, 2013. MARTINS, Estevão de Rezende (org). A História pensada: Teoria e método na historiografia europeia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2010. MITRE, Antonio. O dilema do centauro: ensaios de teoria da história e pensamento latinoamericano. Belo Horizonte: UFMG, 2003. PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo horizonte: Autêntica, 2008. REIS, José Carlos. História da “consciência histórica” ocidental contemporânea: Hegel, Nietzsche, Ricouer. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. RÉMOND, René. Por uma história política. Rio de Janeiro: FGV, 2003. RICOUER, Paul. Tempo e narrativa: o tempo narrado. São Paulo: Martins Fontes, 2012. RÜSEN, Jörn. Razão Histórica – Teoria da História: Os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UnB, 2001. SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007 SAVAGE, Mike; DEVINE, Fiona; e SCOTT, John (eds.). Rethinking class: culture, identities and lifestyles. New York: Palgrave Macmillan, 2005. SIMMEL, Georg. Ensaios sobre teoria da história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011. THOMPSON, E. P. A peculiaridade dos ingleses e outros artigos. Campinas-SP: UNICAMP, 2001. WHITE, Hayden. Meta-História: A Imaginação Histórica no século XIX. São Paulo: EDUSP,

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.server04 v4.10.6_22