FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 08 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CCPGE (11.02.28.06.27)
Código: CPGE0022
Nome: ESTUDOS TEMÁTICOS EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Fomentar a discussão com os alunos sobre a Política de Educação em Direitos Humanos relacionando-a historicamente com o movimento da educação popular, bem como, analisar o processo educacional em/para os direitos humanos no âmbito escolar como fator de transformação social, com foco no aprofundamento da pesquisa nessa temática para a produção de artigo científico e realização de atividade acadêmica.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA GUTIERREZ, José Paulo; URQUIZA, Antônio H. Aguilera. Direitos Humanos e cidadania: desenvolvimento pela educação em direitos humanos. – Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2013,p. 41-64. BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos / Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. ______. MEC. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012 Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. MEC/CNE, 2012. ______. Parecer CNE/CP Nº: 8/2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. p. 16. Acesso em: 10 de mai de 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf BENEVIDES, Maria Victória. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? 2000. Disponível em:<http://www.hottopos.com/convenit6/victoria.htm > Acesso em 20 fev. 2018. CANDAU, et al. Educação em Direitos Humanos e formação de professores(as). 1 ed. São Paulo: Cortez, 2013. EL ACHKAR, Soraya. Una mirada a la educación en derechos humanos desde el pensamiento de Paulo Freire. Prácticas de intervención político cultural. Editora Clacso, 2002. In http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/gt/20100916022205/10achkar.pdf. Acesso em 24 de janeiro de 2019. FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. ______. Pedagogia do oprimido. (1968). 50ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. GODOY, Rosa M. S. Educação em direitos humanos: fundamentos teóricos-metodológicos. João Pessoa: Ed. da Universidade Federal da Paraíba, 2007. HURTADO, Leidy Viviana Munõz. HEREDIA, Douglas Giovany Rodrigues.Entre la Educacion en derechos humanos y los derechos humanos escolares: uma aproximación desde la perspectiva de los saberes escolares. Revista Pedagogia y Saberes. N.42. Universidad Pedagogica Nacional. Faculdad de Educacion, 2015, pp 87-98. MAIA, Maria Claúdia; TAGLIAVINI, João Virgílio. Educação e Direitos Humanos Cadernos de Direito, Piracicaba, v. 13(25): 181-202, jul.-dez. 2013. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-nimep/index.php/direito/article/view/1908/1239> Acesso em: Acesso em 20 fev. 2014. NAVARRO, Jose Claudio Carrilo. De la nada al ser: 132, dándole direccionalidad a la utopia. In: CALIMAN, Geraldo (Org). VIOLÊNCIA e direitos humanos: espaços da educação. Brasilia: Liber Livro, 2013. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Educação em matéria de Direitos Humanos e Tratados de Direitos Humanos. Lisboa: Comissão Nacional para as comemorações do 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem e Década das Nações Unidas para a educação em matéria de direitos humanos, 2002. QUEZADA,María Tereza Prieto. Historias de olvidados em los jóvenes: Una forma de violencia real y simbólica no México. In: CALIMAN, Geraldo (Org). VIOLÊNCIA e direitos humanos: espaços da educação. Brasilia: Liber Livro, 2013. SILVA, Aida Maria Monteiro. (org.). Educação superior: espaço de formação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, (coleção em direitos humanos), 2013. ZENAIDE, Maria Nazaré Tavares e DIAS, Lúcia Lemos (Orgs.). – Formação em direitos humanos na Universidade. Joao Pessoa: editora universitária/UFPB, 2001. Assinatura

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