FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 09 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CCPGE (11.02.28.06.27)
Curso: MESTRADO EM EDUCAÇÃO/CCPGE - Macapá
Código: CPGE0030
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: As relações entre trabalho, educação e sociedade. As mudanças no mundo e nos processos de trabalho. Alienação, estranhamento e educação. Educação omnilateral e politécnica. O docente e sua profissionalização. Trabalho como atividade. Diversidade, aprendizagem e desenvolvimento nos contextos educacionais. Educação, emancipação e movimentos sociais. Precarização do trabalho docente e saúde.
Referências: KUENZER, Acácia; CALDAS, Andréa. Trabalho docente: comprometimento e desistência. In: SIMPÓSIO TRABALHO E EDUCAÇÃO, 4, 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, Fae/UFMG, 2007. ________. Os sentidos do trabalho – ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2a. ed., São Paulo: Boitempo, 2000. DUARTE, Newton. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Shön não entendeu Lúria). Educação & Sociedade, v.24, n83, p. 601-625, Campinas, ago. 2003 cortez, 2002. ________ . A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: a dialética em Vigotsky e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. In: Educação & Sociedade, ano XXI, n. 71, julho de 2000. LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizontes, 1978. MEZÀROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005. MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos. Lisboa: Textos filosóficos, Edições 70, 1975. VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.server03 v4.10.6_6