Ementa/Descrição: |
A disciplina tem por objetivo iniciar os alunos nos conteúdos referentes à cartografia participativa na contemporaneidade, com foco no conceito de território e na aplicação dos métodos de construção social dos mapas. Revela-se como disciplina básica para o conhecimento dos professores e gestores de regiões fronteiriças, em especial porque engloba a percepção dos povos tradicionais, indígenas, ribeirinhos e pescadores na interpretação, leitura e análise das informações espaciais, com a finalidade de gerir, de forma sustentável, o espaço geográfico.
Conteúdo Programático: Conceitos de Território e Fundamentação Teórica Aplicada à Cartografia Social. Introdução à Ciência Cartográfica. Elementos Técnicos do Mapa. Tipos de Mapa e Modos de Representação Cartográfica. Elementos de Construção da Imagem, Símbolos e Cores. Sistemas de Informação Geográfica Público-Participativo (PPGIS). Metodologias Participativas e Técnicas de Mapeamento Social 2D e 3D.
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