Ementa/Descrição: |
PLANO DE ENSINO
I - IDENTIFICAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO)
Disciplina: Sistemática e Evolução
Carga Horária: 15 horas (1 crédito)
II - EMENTA
Como todos os conceitos importantes, a evolução gera controvérsia; ela tem sido utilizada como uma base ou fundamento intelectual pata pontos de vista filosóficos, éticos ou sociais. As mudanças nas populações que são consideradas evolutivas são aquelas herdáveis via material genético, de uma geração para a outra. Devido a importância desses dois tópicos na ecologia é vital na formação de um pós-graduando em Biodiversidade Tropical que conceitos sejam revisados e discussões acerca do conteúdo sejam realizadas.
III OBJETIVOS
Instrumentalizar os discentes através de livros-texto clássicos, associados a literatura científica atualizada publicada em periódicos de elevado impacto para rever termos e conceitos comumente utilizados em sistemática e evolução.
IV METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas teóricas com o uso de recursos como o quadro branco, quadro magnético e projetor datashow. Estímulo à leitura de artigos científicos publicados recentemente no tópico da disciplina e apresentação de seminários em grupo.
V CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Origem e impacto do pensamento evolutivo.
2. Sistemática e Evolução: história breve e algumas definições.
3. Origens do pensamento evolutivo; Origem das espécies; A evolução a partir de Darwin.
4. Estrutura populacional e deriva genética.
5. A teoria de endogamia, tamanho de população e fluxo gênico.
6. O efeito do fundador.
7. Determinando a história da evolução: Classificação e escolas oponentes de sistemática.
8. Inferências filogenéticas a partir de biologia molecular.
VI AVALIAÇÃO
Constituída por três avaliações: 1) Participação nas aulas e seminários (10,0 PT), 2) Seminários em grupo de tópicos da disciplina (10,0 PT), e Redação de carta discutindo um artigo recente publicado na Revista Science (10,0 PT). |