FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 07 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCMCS (11.02.28.06.04)
Código: CMCS0108
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( MCS0107 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: As especificidades do processo de ensino e aprendizagem na educação superior. Tendências pedagógicas. Planejamento de Ensino. Estratégias de trabalho docente: a aula expositiva, o estudo de textos, portifólio, mapa conceitual, estudo dirigido, seminário, estudo de caso, júri simulado, simpósio, painel, fóruns, ensino com pesquisas. Recursos didáticos.
Referências: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995. ARROYO, Miguel Gonzales. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. BUTT, Graham. O planejamento de aulas bem sucedidas. São Paulo: Special Bock Services Livraria, 2006. BOFF, LEONARDO. Saber cuidar: ética do humano ? compaixão pela terra. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de (Org.) Construindo o saber ? metodologia científica: fundamentos e técnicas. 16. ed. São Paulo: Papirus, 2005. CASTANHO, Sérgio & CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. 3. ed. São Paulo: Papirus, 2004. CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 12. ed. rev. e ampl., São Paulo: Cortez, 2008. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. ______. Pedro. Aposta no professor: cuidar de viver e de trabalhar com dignidade. Porto Alegre: Mediação, 2006. ______. Pedro. Ser professor é cuidar para que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2004. ENRICONE, Délcia (Org.). Ser professor. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. ENRICONE, Délcia & GRILLO, Marlene (Org.). Educação superior: vivências e visão de futuro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998. GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo, Atlas, 2005. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl., Goiânia: MF Livros, 2008. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. MENEGOLLA Maximiliano & SANT?ANNA Ilza Soares. Por que planejar? Currículo ? área ? aula. Petrópolis, Vozes, 2001. PETRY, Oto João. Tirando o meu passaporte: as novas demandas e saberes necessários para a docência no ensino superior. Macapá ? AP, 2006. PIMENTA, Selma Garrido & ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 1999. ZEN, Maria Isabel Dalla & PINHO, Patrícia Moura (et. al.). Projetos pedagógicos: cenas de sala de aula. Porto Alegre, Mediação, 2001.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
MCS0107 - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( MCS0107 ) ATIVO 28/03/2017
( MCS0107 ) ATIVO 27/03/2020

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.server03 v4.10.6_15