Ementa/Descrição: |
As especificidades do processo de ensino e aprendizagem na educação superior. Tendências pedagógicas. Planejamento de Ensino. Estratégias de trabalho docente: a aula expositiva, o estudo de textos, portifólio, mapa conceitual, estudo dirigido, seminário, estudo de caso, júri simulado, simpósio, painel, fóruns, ensino com pesquisas. Recursos didáticos. |
Referências: |
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
ARROYO, Miguel Gonzales. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
BUTT, Graham. O planejamento de aulas bem sucedidas. São Paulo: Special Bock Services Livraria, 2006.
BOFF, LEONARDO. Saber cuidar: ética do humano ? compaixão pela terra. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de (Org.) Construindo o saber ? metodologia científica: fundamentos e técnicas. 16. ed. São Paulo: Papirus,
2005.
CASTANHO, Sérgio & CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. 3. ed. São Paulo: Papirus, 2004.
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 12. ed. rev. e ampl., São Paulo: Cortez, 2008.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
______. Pedro. Aposta no professor: cuidar de viver e de trabalhar com dignidade. Porto Alegre: Mediação, 2006.
______. Pedro. Ser professor é cuidar para que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2004.
ENRICONE, Délcia (Org.). Ser professor. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
ENRICONE, Délcia & GRILLO, Marlene (Org.). Educação superior: vivências e visão de futuro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo, Atlas, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl., Goiânia: MF Livros, 2008.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MENEGOLLA Maximiliano & SANT?ANNA Ilza Soares. Por que planejar? Currículo ? área ? aula. Petrópolis, Vozes, 2001.
PETRY, Oto João. Tirando o meu passaporte: as novas demandas e saberes necessários para a docência no ensino superior. Macapá ? AP, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido & ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 1999.
ZEN, Maria Isabel Dalla & PINHO, Patrícia Moura (et. al.). Projetos pedagógicos: cenas de sala de aula. Porto Alegre, Mediação, 2001. |