FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 07 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL (11.02.28.06.06)
Código: CMDR0104
Nome: EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA DA PESQUISA
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( MDR0147 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O curso estudará questões de metodologia científica em sentindo amplo: concepções alternativas de conhecimento científico, noções de objetividade, de validade, de explicação causal, compreensão, interpretação, natureza dos fenômenos e teorias sociais, etc. Buscará aproximar os discente com elementos de filosofia fundamentais, como o humanismo, o racionalismo, o naturalismo e o empirismo.
Referências: ALONSO, A.; DIAZ, J. A.; MAS, M.A. “Cuatro paradigmas básicos sobre La naturaleza de La ciência” CEI. ASENSI-ARTIGA, Vivina & PARRA-PUJANTE, Antonio. “ El método cientifico y La nueva filosofia de la ciência.” Anales de Documentacion, nº05, 2002. BACON, Francis. Novum organu. In: Francis Bacon (Coleção Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1979. BACHELARD, Gaston. A Formação do Espirito Cientifico,Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BARRETO, Túlio Velho. “Positivismo, Positivismos: Da Tradição Francesa ao Positivismo Instrumental.” Estudos de Sociologia. Nº 4, Vol. 2, 1998. BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. 7ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987. BUNGE, Mário. Teoria e Realidade. São Paulo: Pesperctiva, 1974. CHALMERS, A. F. O que é Ciência Afinal? São Paulo, Brasiliense, 1993. DURKHEIM, Émile. Sociologia e Filosofia. São Paulo: Ícone Editora, 1994. ______________ As regras do método sociológico: São Paulo, Martins Fontes, 1999. FRACELIN, Marinalve. “Ciência, Senso Comum e Revoluções cientificas: ressonâncias e paradoxos In:Ci. Inf., Brasília, v.33, nº3, p.26-34,2004. FEYRABEND, Paul. Contra o Método. Petrópolis. São Paulo: Editora UNESP, 2007. FREUND, J. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro. Editora Forense Universitária, 2006. KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Cientificas.São Paulo, Editora Perspectiva, 2001. ______________ A Tensão Essencial. Lisboa: Edições 70, 1989. MOYSES, M. A.; GERALDI, J. W.; COLLARES, C. A. “As aventuras do conhecer: Da transmissão à interlocução.” Revista Educação e Sociedade, nº 78-02. OUTHWAITE, William. Entendendo a Vida Social: O método chamado Verstehen. Brasília: UNB, 1985. ______________ Naturalismo e Anti-Naturalismo. Estudos de Sociologia. Recife, 1998. ______________ & BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Social do Século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. PELUSO, L.A. A Filosofia de Karl Popper: Epistemologia e Racionalismo Crítico. Campinas: puccamp-Papirus, 1995. POPPER, Karl. La Miseria Del Historicismo. Madrid: Taurus, 1961. ____________ A Lógica da Pesquisa Cientifica. São Paulo: Editora Pensamento, 1972. RODRIGUES, J.A. (org.). Émile Durkheim. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1998. ROMANO, Roberto. “A crise dos Paradigmas e a emergência da reflexão ética.” Educação Sociedade, V.19. nº65, 1998. SAINT-PIERRE, Hector. Entre a Paixão e a Razão. Campinas: UNICAMP, 1991. SANTOS, Boaventura de Sousa Santos. Introdução a uma Ciência Pós-Moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989. _____________Um Discurso sobre as Ciências.Coimbra, 1985-86. SOUZA, Janara. “ As sete teses equivocadas sobre o conhecimento cientifico: reflexões epistemológicas.” Ciências & Cognição; Ano 03, Vol. 08, 2006. WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais (parte 1). São Paulo: Cortez Editora & Editora UNICAMP, 1995. _____________.”Objetividade do Conhecimento na Ciência Social e na Ciência Política.”In: Metodologias das Ciências Sociais. Vol. 2. São Paulo-Campinas: Cortez-Unicamp, 1992. COMPLEMENTAR Freund, Julien. Sociologia de Max Weber. 5. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2006. Classe, Estamento, Partido e os tipos puros de dominação. Leituras de referencias. Weber, Max. Ensaios de Sociologia. Introdução e organização de H.H. Gerth e C. Wright Mills. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
CMDR0064 - METODOLOGIA DA PESQUISA E ESTUDOS EPISTEMOLÓGICOS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( MDR0147 ) ATIVO 28/03/2017
( MDR0147 ) ATIVO 28/03/2017

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