FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 08 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL (11.02.28.06.06)
Curso: DESENVOLVIMENTO REGIONAL/PPGDAS - Macapá - UNIFAP
Código: MDR0148
Nome: RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E EDUCAÇÃO I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Nesta primeira etapa a disciplina concentra-se na discussão dos aportes conceituais que dão suporte às análises decorrentes das nossas pesquisas sobre o tema das Relações Étnico-Raciais, Desenvolvimento e Educação. Edgar Morin com a Teoria da Complexidade; Humberto Maturana com a Biologia do Conhecimento e Walter Benjamin com a Concepção de História e Memória dos Vencidos. Os paradigmas indiciários de Carlo Guinzburg. Todorov “Nós e os Outros: a reflexão francesa sobre a diversidade humana”. A ciência das raças que objetivava explicar a diversidade humana. Construção de um discurso que decreta a superioridade da raça branca em relação à negra e à amarela.
Referências: ENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994. BRASIL. Lei nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 jan. 2003. GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo & HUNTLEY, Lynn (orgs). Tirando a Máscara: Ensaios Sobre um Racismo disfarçado. São Paulo: Paz e Terra, 2000. HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. .Rio de Janeiro: DP&A ED., 1997. LINHARES, Célia. (org.). Políticas do Conhecimento: Velhos Contos, Novas Contas. Niterói: Intertexto, 1999. MUNANGA, KABENGLE. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. SANTOS, Gislene. A invenção do ser negro. Percurso das ideias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: Educ, 2002. TODOROV, Tzvetan. Nós E Os Outros: a reflexão francesa sobre a diversidade humana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993. SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais Petrópolis: Vozes, 2000. SANTOS, Joel Rufino dos. O que é Racismo. São Paulo: 1º passos, 1994.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
CMDR0110 - RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO I

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.server04 v4.10.6_6