FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 08 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL (11.02.28.06.06)
Curso: DESENVOLVIMENTO REGIONAL/PPGDAS - Macapá - UNIFAP
Código: MDR0150
Nome: POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCACIONAIS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Estudo da História da Educação no Brasil. Política e Gestão Educacional, nos âmbitos público e privado. O Estado e a Educação à Luz do embate público x privado. O privativismo do ensino e suas implicações para a cidadania. Desdobramentos do público X privado nas diferentes modalidades de Educação
Referências: ABNT. NBR 6022: artigo em publicação periódica científica impressa. Rio de Janeiro, 2003. __. NBR 6023: referências. Rio de Janeiro, 2002. __. NBR 6027: sumário. Rio de Janeiro, 2003. __. NBR 6028: resumo. Rio de Janeiro, 2003. __. NBR 10520: citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002. __. NBR 14724: trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro, 2011. __. NBR 15287: projeto de pesquisa. Rio de Janeiro, 2006. CATAN1, Afrânio M.j OLIVEIRA, Romualdo P. de. Constituições estaduais brasileiras e educação. São Paulo: Cortez, 1993.xap.£ ADRIÃO. Theresa; CAMARGO, Rubens B. de. A gestão democrática na Constituição Federal de 1988. In: OLIVEIRA, R. P. de; ADRIÃO. T. (Org.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001. PARO, Vitor H. O. Princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. In: OLIVEIRA, R. P. de; ADRIÃO, T. (Org.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da^ Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001. NEVES, Lúcia M. W. Educação e política no Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999. cap. I (2a parte). KUENZER, Acácia Z. Política educacional e planejamento no Brasil: os descaminhos da transição. In:_; CALAZANS, M. J. C.; GARCIA. W. Planejamento e educação no Brasil. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. AZEVEDO. Janete M. L. de. A educação como política pública. 2. ed. ampl. Campinas: Autores Associados, 2001. cap. IV. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, 1989. BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos e CUNILL-GRAU, Núna (Org.). O público não-estatal na reforma do Estado. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas Ed., 1999. CUNHA, Luís Antônio. Escola particular: um espaço democrático? In: _. (Org.). Escola pública, escola particular e a democratização do ensino. São Paulo: Cortez, 1985. ___. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez; Niterói: EDUFF e Brasília: FLACSO, 1991. CURY, Carlos R. J. O público e o privado na educação brasileira contemporânea: tendências e posições.Cadernos de pesquisa, n. 81, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, maio 1992. DOURADO, Luiz F.; CATANI, Afrânio M. (Orgs.). Universidade Pública: políticas e identidade institucional. Campinas: Autores Associados; Goiânia: Editora da UFG, 1999. ___;BUENO, Maria Sylvia. O público e o privado em educação. In: Estado da arte em política e gestão da educação no Brasil. Brasília: ANPAE, 1999. FÁVERO, Osmar; CURY, Carlos Roberto Jamil; HORTA, José Silvério Baía. A relação educação-sociedade-Estado pela mediação jurídico-constitucional. In:_. (Org.). A educação nas constituintes brasileiras (1823-1988). Campinas: Autores Associados, 1996. FRIGOTTO, Gaudêncio. Política e financiamento da educação: sociedade desigual, distribuição desigual dos recursos. In:_. (Org.). Ensino pago: a inversão autoritária. Caderno CEDES. São Paulo: Cortez, n. 5, p.3-12, 1980. HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. PAIVA. Angela R. O público, o privado e a cidadania possível: a construção do espaço público brasileiro. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2001. RATINOFF, Luís. Devaluación y privatización de la ensenanza. Boletin 39 - Proyecto Principal de Educación em América Latina y el Caribe. UNESCO, Santiago - Chile, p.55-80, abr. 1996. ROCHA, Marlos B. M. da. O público e o privado no ensino: para uma análise do período 1930-1945. Rio de Janeiro, [20-]. mimeo
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
CMDR0105 - POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

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