FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 28 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA O CUIDAR-EDUCAR (PROECE) (11.02.28.06.60)
Código: PROECE0005
Nome: MÉTODOS QUALITATIVOS DE PESQUISA EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Aspectos epistemológicos das ciências e suas implicações para as diferentes abordagens metodológicas em saúde. Fundamentos éticos na pesquisa qualitativa. Bases teórico conceituais da pesquisa qualitativa, discutindo seu construto, validade e confiabilidade. Debates e a perspectiva de uso de mais de um método de pesquisa e a triangulação. Utilização dos desenhos de pesquisa qualitativa: estudo de caso, teoria fundamentada nos dados, etnografia, análise de discurso, análise de conteúdo, análise social, observação (participante e não participante), análise de imagens, etnografia, história oral, fenomenologia e pesquisa ação. Discutem-se as estratégias e instrumentos de coleta e análise de dados que estão relacionados a cada método de pesquisa qualitativa e, finalmente, a construção teórica dentro de estudos organizacionais a partir da pesquisa qualitativa com a instrumentalização para a elaboração da dissertação. Diretrizes éticas em pesquisas no SUS e para o SUS. Ética em Pesquisa.
Referências: BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: L. A. Reto; A. Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. ISBN 978-85-62938-04-7. BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução no 466/12 sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 2012. CONCEIÇÃO, M. I. G. et al. Educando pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil: perspectivas discentes e docentes. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, 2020. GOMES, R.; DESLANDES, S. F.; MOREIRA, M. C. N. As abordagens qualitativas na Revista Ciência & Saúde Coletiva (1996-2020). Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 12, p. 4703-4714, 2020. MINAYO, M. C.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programassociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.

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