Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MODULO |
| Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA O CUIDAR-EDUCAR (PROECE) (11.02.28.06.60) |
| Código: |
PROECE0005 |
| Nome: |
MÉTODOS QUALITATIVOS DE PESQUISA EM SAÚDE |
| Carga Horária Teórica: |
45 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
45 h. |
| Pré-Requisitos: |
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| Co-Requisitos: |
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| Equivalências: |
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| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Permite CH Compartilhada: |
Não |
| Quantidade de Avaliações: |
2 |
| Ementa/Descrição: |
Aspectos epistemológicos das ciências e suas implicações para as diferentes abordagens metodológicas em saúde. Fundamentos éticos na pesquisa qualitativa. Bases teórico conceituais da pesquisa qualitativa, discutindo seu construto, validade e confiabilidade. Debates e a perspectiva de uso de mais de um método de pesquisa e a triangulação. Utilização dos desenhos de pesquisa qualitativa: estudo de caso, teoria fundamentada nos dados, etnografia, análise de discurso, análise de conteúdo, análise social, observação (participante e não participante), análise de imagens, etnografia, história oral, fenomenologia e pesquisa ação. Discutem-se as estratégias e instrumentos de coleta e análise de dados que estão relacionados a cada método de pesquisa qualitativa e, finalmente, a construção teórica dentro de estudos organizacionais a partir da pesquisa qualitativa com a instrumentalização para a elaboração da dissertação. Diretrizes éticas em pesquisas no SUS e para o SUS. Ética em Pesquisa. |
| Referências: |
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: L. A. Reto; A. Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. ISBN 978-85-62938-04-7.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução
no 466/12 sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 2012.
CONCEIÇÃO, M. I. G. et al. Educando pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil: perspectivas discentes e
docentes. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, 2020.
GOMES, R.; DESLANDES, S. F.; MOREIRA, M. C. N. As abordagens qualitativas na Revista Ciência & Saúde Coletiva
(1996-2020). Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 12, p. 4703-4714, 2020.
MINAYO, M. C.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programassociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. |
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