FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 17 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA O CUIDAR-EDUCAR (PROECE) (11.02.28.06.60)
Código: PROECE0001
Nome: ATENÇÃO À SAÚDE À POPULAÇÃO EM CONDIÇÕES DE RISCO E VULNERABILIDADE NO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Discutir determinação social em saúde e determinantes sociais; conceito de necessidades, problemas; o significado do território em saúde coletiva; abordar transição epidemiológica e demográfica e as desigualdades no Brasil, com foco para os problemas e necessidade de saúde na Amazônia. Conceitos e fundamentos como subsídios para compreender: risco, fatores de riscos, grupo de/em risco, população de/em risco; medidas de riscos; risco absoluto e risco relativo. Histórico e Conceitos de vulnerabilidade. Aplicação do conceito de vulnerabilidade. Tipos de vulnerabilidades. Autonomia e Intersetorialidade como princípios para operacionalizar o conceito de vulnerabilidade. Matriz de análise de vulnerabilidade. Inclusão e atenção integral a saúde. Ações de prevenção direcionadas aos riscos e diferentes tipos de vulnerabilidade.
Referências:

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