FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 28 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM BIOCIÊNCIAS - PPGB (11.02.28.24)
Código: PPGB020
Nome: MÉTODO CIENTÍFICO EXPERIMENTAL NO ENSINO
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Normas e procedimentos para as atividades experimentais, Produção de relatórios de atividades, Atividades experimentais de Ciências e Biologia, Construção de material didático, modelos e simulações de estruturas biológicas. Realização de Experimentos.
Referências: BRITTO, D.M.C. Método Científico. Educa com Ciência. 2021. Disponível em: https://educacomciencia.com.br/metodo-cientifico/> CATELAN, S.S; RINALDI, C. A atividade experimental no ensino de ciências naturais: contribuições e contrapontos. Experiências em Ensino de Ciências V.13, No.1.2018. COELHO, A.C. P; FERREIRA, J.E.S. Atividades Experimentais no Ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.SEDUC.103p. 2020. FRANCO, L. G; MUNFORD, D. Análise de interações discursivas em aulas de ciências: ampliando perspectivas metodológicas na pesquisa em argumentação. Educação em Revista, v. 34, e182956, 2018. FONSECA, Wander. A Experimentação no ensino de ciências: Relação Teoria e Prática. 2016. GARCIA, S. D; DEITOS, G. M. P; STRIEDER, D. M. Aspectos epistemológicos da Experimentação no ensino de ciências. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 6, n. 16, 2020. LIMA,L.S.S; SILVA, P.C.G . Conhecimento científico e o ensino de ciências: Tecendo reflexões. Biosphere Comunicações Científicas 1 (1), p. 38-44, 2022 MARTINELLI, N.R.B.S; RITTER.J. Método experimental e procedimentos científicos como conteúdos no ensino fundamental: uma construção curricular possível. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-26, 2023. MOISÉS, L. J. A.; et al.; Experimentação no ensino de ciências: possibilidades e desafios. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1 – 17, e12562, Abr. 2022. ISSN 2447-1801. PEREIRA, S. G.; FONSECA, G. A. G.; FELIZ, G. P. et. al. Manual de aulas práticas de ciências e biologia - Compêndio -Alunos do 4º Período de Ciências Biológicas FCJP 2015. Orientador: Prof. Me Saulo Gonçalves Pereira. João Pinheiro: [s.n.], 2015. PINTO, J.A.; PEDROSO, L.S. Práticas experimentais para o ensino de ciência: construindo.1.ed. alternativas adequadas à realidade educacional brasileira [recurso eletrônico]. 1.ed. – Curitiba-PR: Editora Bagai, 2021. SILVA, I. A; SANTOS, C.BA; SILVA, W.F ; SILVA, C.B ; SILVA, H.R; SANTOS, D.S.Importância de atividades práticas no ensino de ciências como estratégia no processo de aprendizagem. Research, Society and Development, v. 11, n. 10, e342111032778, 2022 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32778.

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