Ementa/Descrição: |
Leitura e escrita de textos acadêmicos. Construção e avaliação do projeto de tese a partir de estudos sobre tema, objeto de pesquisa, problemática, objetivos, revisão bibliográfica e aspectos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas em educação. Discussões sobre as técnicas e os instrumentos de coleta, análise e interpretação de dados e das informações empíricas da pesquisa em educação. Exame de qualificação da tese de doutorado.
|
Referências: |
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. M. Lahud e Y. F. Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BIANCHETTI, Lucidio; MACHADO, Ana Maria Neto. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo/Florianópolis: Cortez/Ed. UFSC. 2002.
BOGDAN, Robert, BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora. 1994.
CAMARGO, Arlete Maria Monte; ANDRADE, Antonia Costa; CAMARGO, Leila Maria. A constituição do campo científico sobre a formação de professores no contexto amazônico. Coleção Formação de Professores(as) na Amazônia Brasileira. V. 1. Curitiba: Editora CRV, 2022.
FRANCO, Maria Laura. Análise de conteúdo. 2 edição. Brasília: Liber Livro, 2005.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2ª ed. Chapecó: Argos, 2012.
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para escrever bem. 4 edição. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
KOSIK, Karel. A Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
MCCOWAN, T. . Expansion without equity: an analysis of current policy on access to higher education in Brazil. Higher Education , 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Sousa. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Hucitec, 2014.
MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado conhecimento: teoria e prática. São Paulo: Editora CRV, 2021.
SACRINI, Marcus. Leitura e escrita de textos argumentativos. São Paulo: EDUSP, 2019.
SALOMON, Delcio. A maravilhosa incerteza: pensar, pesquisar e criar. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
STRAUSS, Anselm L. Qualitative analysis for social scientist. New York: Cambridge University Press, 1987. |