FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 08 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO - CDED (11.02.28.17)
Código: CDED0002
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Leitura e escrita de textos acadêmicos. Construção e avaliação do projeto de tese a partir de estudos sobre tema, objeto de pesquisa, problemática, objetivos, revisão bibliográfica e aspectos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas em educação. Discussões sobre as técnicas e os instrumentos de coleta, análise e interpretação de dados e das informações empíricas da pesquisa em educação. Exame de qualificação da tese de doutorado.
Referências: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. M. Lahud e Y. F. Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. BIANCHETTI, Lucidio; MACHADO, Ana Maria Neto. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo/Florianópolis: Cortez/Ed. UFSC. 2002. BOGDAN, Robert, BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora. 1994. CAMARGO, Arlete Maria Monte; ANDRADE, Antonia Costa; CAMARGO, Leila Maria. A constituição do campo científico sobre a formação de professores no contexto amazônico. Coleção Formação de Professores(as) na Amazônia Brasileira. V. 1. Curitiba: Editora CRV, 2022. FRANCO, Maria Laura. Análise de conteúdo. 2 edição. Brasília: Liber Livro, 2005. GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2ª ed. Chapecó: Argos, 2012. GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para escrever bem. 4 edição. São Paulo: Martins Fontes, 2020. KOSIK, Karel. A Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969. MCCOWAN, T. . Expansion without equity: an analysis of current policy on access to higher education in Brazil. Higher Education , 2007. MINAYO, Maria Cecília de Sousa. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Hucitec, 2014. MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado conhecimento: teoria e prática. São Paulo: Editora CRV, 2021. SACRINI, Marcus. Leitura e escrita de textos argumentativos. São Paulo: EDUSP, 2019. SALOMON, Delcio. A maravilhosa incerteza: pensar, pesquisar e criar. São Paulo: Martins Fontes, 2006. STRAUSS, Anselm L. Qualitative analysis for social scientist. New York: Cambridge University Press, 1987.

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