FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 08 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO - CDED (11.02.28.17)
Código: CDED0001
Nome: TEORIAS DA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Estudo crítico das Teorias da Educação. Os pressupostos epistemológicos das Teorias da Educação. Concepções teóricas da Educação e dos processos pedagógicos. As contribuições das Ciências Sociais para a constituição das Teorias da Educação. Estudo dos paradigmas educacionais atuais e a situação da Educação no mundo contemporâneo, considerando o contexto histórico-social-político e econômico.
Referências: BALLESTRIN, Luciana. América latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, v. 11, p. 89-117, maio-agost., 2013. Disponível em: <https://www.periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/2069/1827>. Acesso em: 19 de janeiro de 2023. CARNOY, Martin. Economía de la educación. Barcelona: El Ciervo, 2006. COSTA, Marisa Vorraber; Silveira, Rosa Hessel; Sommer, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 36-61, maio-ago, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FPTpjZfwdKbY7qWXgBpLNCN/?format=pdf>. Acesso em: 19 de janeiro de 2023 DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A Nova Razão do Mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo Editora, 2016. FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra, 1986. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987. FREITAS, Luiz Carlos de. A Reforma Empresarial da Educação. Nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018. FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e liberdade. São Paulo: Nova Cultural, Coleção Os Economistas, 1982. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Os Intelectuais. O Princípio Educativo. Jornalismo. V.2. Editora Civilização Brasileira, 2000. GRESPAN, Jorge. Marx: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2021. GROSFOGUEL, Ramon. Descolonizar as esquerdas ocidentalizadas: para além das esquerdas eurocêntricas rumo a uma esquerda transmoderna descolonial. Contemporânea. Revista de Sociologia da UFSCar. v. 2, n. 2, 2012. Disponível em: <http://sistemas01b.ufscar.br/contemporanea/index.php/contemporanea/article/view/86/51>. Acesso em: 10 janeiro de 2023. HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. HAYEK, Friedrick. A. O caminho da servidão. Porto Alegre: Editora Globo, 1987. LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019. LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval. (orgs). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. Campinas, SP: Autores Associados, 2008 LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, J. L. (orgs). Liberalismo e educação em debate. Campinas: Autores Associados, 2007. MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a Pedagogia Moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011. OLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de. Os Estudos Culturais e a Questão da Diferença na Educação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009. OLIVEIRA, Dalila Andrade. Da Promessa de Futuro à Suspensão do Presente. A Teoria do Capital humano e o Pisa na educação brasileira. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2020. SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. SOLANO, Esther Galego O Ódio como Política. A reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo Editorial, 2020. RIBEIRO, A. Miglievich. Por uma razão decolonial: Desafios ético-político-epistemológicos à cosmovisão moderna. Civitas - Revista De Ciências Sociais, n.14, v.1 p. 66-80, 2014 Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.1.16181 SAUL, P. Renato. As raízes renegadas da teoria do capital humano. Revista Sociologia, Porto Alegre, v. 6, n. 12, p. 230-273, jul/dez, 2004. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5495/3126>. Acesso em: 19 de janeiro de 2023 SHULTZ, Theodore. W. O Capital Humano: Investimentos em Educação. São Paulo: Zahar Editora, 1971. TERUYA, Teresa Kasuko; LUZ, Márcia Gomes Eleutério. Pensamento de John Locke sobre Educação. Revista Educere Et Educare,v. 15, n.34, p. 1-18, jan./mar. 2020. Disponivel em: <https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23064/15673>. Acesso em: 19 de janeiro de 2023.

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.server03 v4.10.6_6