FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 09 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO (11.02.28.06.53)
Código: PPGD0008
Nome: TEORIAS DE JUSTIÇA, DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Esta disciplina tem por objetivo debater acerca da relação entre “Teorias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento”. Pretende examinar e refletir sobre os dilemas da justiça no mundo contemporâneo; a indicação de diferentes contextos de justiça: o ético, o jurídico, o político e o moral; as teorias de justiça; os direitos humanos como parte das teorias de justiça; e a judicialização da política e os direitos humanos. Trabalhar os desafios que os projetos de desenvolvimento econômico e social trazem para o Direito, a jurisdição estatal e os demais sistemas de justiça e suas formas de administração dos conflitos. Para tanto, abordará a relação entre a compreensão de direitos humanos e a noção de desenvolvimento presente nas políticas públicas, em perspectiva histórica, política e social; e o estudo crítico das agendas de desenvolvimento, no tocante a possíveis silenciamentos atinentes às especificidades e diferenças sociais, culturais e ambientais de grupos, populações e regiões e/ou biomas.
Referências: BERCOVICI, Gilberto. O Estado Desenvolvimentista e Seus Impasses: Uma Análise do Caso Brasileiro. Boletim de Ciências Económicas, Coimbra, v. XLVII, 2004, p. 149-180. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5506800/mod_resource/content/1/Bercovici_Estado_Desenvolvimentista_BoletimXLVII_Artigo4.pdf. Acesso em: 21 set. 2022. DWORKIN, Ronald. Levando os Direitos a Sério. São Paulo: Martins Fontes, 2002. DWORKIN, Ronald. O Império do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2001. FLORES, Joaquín Herrera. A (re)invenção dos direitos humanos. Tradução: Carlos Roberto Diogo Garcia; Antônio Henrique Graciano Suxberger; Jefferson Aparecido Dias. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009. GARGARELLA, Roberto. As Teorias da Justiça depois de Rawls - Um Breve Manual de Filosofia Política. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008. HABERMAS, Jürgen. A Inclusão do Outro: Estudos de Teoria Política. Trad. George Sperber, Paulo Astor Soethe, Milton Camargo Mota. 2ª. Ed. São Paulo: Loyola, 2004. HESPANHA, António Manuel. O Caleidoscópio do Direito: o Direito e a Justiça nos dias e no mundo de hoje. 2ª. ed. Coimbra, Portugal: Almedina, 2009. HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos. Uma história. Tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Tradução: Jussara Simões. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.server04 v4.10.6_6