FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 08 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE SOCIOLOGIA (11.02.28.06.54)
Curso: SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL/PROFSOCIO - Macapá
Código: PROFSOC005
Nome: TEORIAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 2
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Esta disciplina trata do campo de atuação da Antropologia e tem por principal objetivo fornecer elementos para a inclusão de conteúdos e pontos de vista antropológicos nas aulas de Sociologia no Ensino Médio, tendo como ponto de partida a noção de juventude para discutir os seguintes temas: cultura, sociedade, etnocentrismo e identidade.
Referências: ABRAMO, Helena Wendel, FREITAS, Maria Virgínia e SPOSITO, Marilia (orgs.). Juventude em debate. São Paulo: Cortez, 2000. ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. In: PERALVA, Angelina e SPOSITO, Marilia (orgs). Juventude e contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, n.5/6, mai/dez. 1997, p.25-36. ALVIM, Rosilene e GOUVEIA, Patrícia (orgs). Juventude anos 90: conceitos, imagens, contextos. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000. ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. BECKER, D. O que é adolescência. São Paulo: Brasiliense, 1994. BOURDIEU, Pierre. A juventude é apenas uma palavra. In: Questões de sociologia. São Paulo: Marco Zero, 1983. BRITTO, Sulamita de (org.). Sociologia da juventude. Vol. I. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. CARDOSO, Ruth e SAMPAIO, Helena. Bibliografia sobre juventude. São Paulo: Edusp, 1995. CUNHA, Manuela Carneiro da. Etnicidade: da cultura residual mas irredutível. In: Cultura com Aspas e outros ensaios / Manuela Carneiro da Cunha. São Paulo: Cosac & Naify. p. 235- 258. FERNANDES, Florestan. Relações de raça no Brasil: realidade e mito. In: FURTADO, Celso. Brasil: tempos modernos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Ática, 1978. FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal, Rio de Janeiro, Schmidt, 1933. FORACCHI, Marialice M. A juventude na sociedade moderna. São Paulo: Pioneira, 1972. LARAIA, Roque de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e História. In: Os pensadores - Claude Lévi-Strauss. São Paulo: Abril Cultural. 1976. p. 51-93. ORTIZ, R. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985. ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo? São Paulo: Brasiliense. 1984. (Coleção Primeiros Passos; 124). VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O conceito de sociedade em antropologia. In: A inconstância da alma selvagem – e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. p. 295-316 SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura? São Paulo: Brasiliense. 2006. (Coleção Primeiros Passos; 110). OBSERVAÇÃO: Referências Bibliográficas sujeitas à alteração/atualização conforme programação do docente da disciplina.

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