Referências: |
APPLE, Michael. W. Política Cultural e Educação. São Paulo: Cortez, 2001.
AQUINO, Julio Groppa. Da (contra) normatividade do cotidiano escolar: problematizando
discursos sobre a indisciplina discente. Cadernos de Pesquisa, V. 41, nº 143, p. 456-484,
maio/agosto, 2011.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2011.
BOURDIEU, P.; PASSERON, Jean Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do
sistema de ensino. 3.ª ed. Tradução Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1992.
CHARLOT, Bernard (org). Os jovens e o saber: Perspectivas mundiais. Artmed Editora:
Porto Alegre, 2001.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre:
Artes Médicas, 2000.
DAYRELL, Juarez. (org.) Múltiplos olhares sobre Educação e Cultura. Belo Horizonte:
Ed. UFMG, 1996.
DUBET, F. A Escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, n. 119, julho/ 2003.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Petrópolis: Vozes, 2011.
FORACCHI, Marialice M. e PEREIRA, Luiz. Educação e Sociedade. São Paulo: Editora
Nacional, 1985.
FORQUIN, J-C. O currículo entre o relativismo e o universalismo. Educação & Sociedade,
ano XXI, no 73, Dezembro/2000
FORQUIN, J-C. Escola e Cultura: As bases sociais e epistemológicas do conhecimento
escolar. Porto Alegre: Artes Medicas, 1993.
FREITAG, B. Escola, Estado & Sociedade. 4a.ed. São Paulo: Moraes, 1980.
LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino de Sociologia?
IN: GONÇALVES, Danyelle Nilin. Sociologia e juventude no ensino médio: formação,
PIBID e outras experiências. Campinas: Pontes Editores, 2013. (pp. 15-30).
MAFRA, Leila de Albuquerque, A Sociologia dos Estabelecimentos Escolares: Passado e
Presente de Um Campo em Re-Construção in: Itinerários de pesquisa: perspectivas
qualitativas em Sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MANNHEIM, Karl; STEWART, W. A C. Introdução à Sociologia da Educação. 2.ª ed.
São Paulo: Cultrix, 1972.
NOGUEIRA, M A.; CATANI. Pierre Bourdieu: Escritos da Educação. Seleção de textos de
Pierre Bourdieu. Petrópolis: Vozes, 1998.
NÓVOA, Antônio. Relação Escola/ Sociedade. Novas respostas para um velho problema.
Transcrição de conferência do III Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de
Educadores. Águas de São Pedro- SP: UNIVESP, 1994.
PASSERON, Jean-Claude. O Mapa e o Observatório: alguns problemas atuais da pesquisa
em Sociologia da Educação. IN: Teoria & Educação, Dossiê: Sociologia da Educação, 3,
Porto Alegre: Pannomica, 1991.
YOUNG, Michael F.D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o
argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. in: Revista Brasileira
de Educação. v.16. n.48. set-dez. 2011.
OBSERVAÇÃO: Referências Bibliográficas sujeitas à alteração/atualização conforme programação do docente da disciplina. |