FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 08 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE SOCIOLOGIA (11.02.28.06.54)
Curso: SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL/PROFSOCIO - Macapá
Código: PROFSOC003
Nome: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A disciplina propõe o estudo da educação como objeto de pesquisa da sociologia nas teorias clássicas e contemporâneas. Pretende, ainda, garantir o desenvolvimento de instrumentos teórico-metodológicos para os professores compreenderem o espaço da sala de aula e as dinâmicas das escolas e propiciar a atualização dos debates a respeito dos temas emergentes nas pesquisas sobre escola e sistemas de ensino.
Referências: APPLE, Michael. W. Política Cultural e Educação. São Paulo: Cortez, 2001. AQUINO, Julio Groppa. Da (contra) normatividade do cotidiano escolar: problematizando discursos sobre a indisciplina discente. Cadernos de Pesquisa, V. 41, nº 143, p. 456-484, maio/agosto, 2011. BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2011. BOURDIEU, P.; PASSERON, Jean Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3.ª ed. Tradução Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1992. CHARLOT, Bernard (org). Os jovens e o saber: Perspectivas mundiais. Artmed Editora: Porto Alegre, 2001. CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. DAYRELL, Juarez. (org.) Múltiplos olhares sobre Educação e Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996. DUBET, F. A Escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, n. 119, julho/ 2003. DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Petrópolis: Vozes, 2011. FORACCHI, Marialice M. e PEREIRA, Luiz. Educação e Sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1985. FORQUIN, J-C. O currículo entre o relativismo e o universalismo. Educação & Sociedade, ano XXI, no 73, Dezembro/2000 FORQUIN, J-C. Escola e Cultura: As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Medicas, 1993. FREITAG, B. Escola, Estado & Sociedade. 4a.ed. São Paulo: Moraes, 1980. LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino de Sociologia? IN: GONÇALVES, Danyelle Nilin. Sociologia e juventude no ensino médio: formação, PIBID e outras experiências. Campinas: Pontes Editores, 2013. (pp. 15-30). MAFRA, Leila de Albuquerque, A Sociologia dos Estabelecimentos Escolares: Passado e Presente de Um Campo em Re-Construção in: Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. MANNHEIM, Karl; STEWART, W. A C. Introdução à Sociologia da Educação. 2.ª ed. São Paulo: Cultrix, 1972. NOGUEIRA, M A.; CATANI. Pierre Bourdieu: Escritos da Educação. Seleção de textos de Pierre Bourdieu. Petrópolis: Vozes, 1998. NÓVOA, Antônio. Relação Escola/ Sociedade. Novas respostas para um velho problema. Transcrição de conferência do III Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores. Águas de São Pedro- SP: UNIVESP, 1994. PASSERON, Jean-Claude. O Mapa e o Observatório: alguns problemas atuais da pesquisa em Sociologia da Educação. IN: Teoria & Educação, Dossiê: Sociologia da Educação, 3, Porto Alegre: Pannomica, 1991. YOUNG, Michael F.D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. in: Revista Brasileira de Educação. v.16. n.48. set-dez. 2011. OBSERVAÇÃO: Referências Bibliográficas sujeitas à alteração/atualização conforme programação do docente da disciplina.

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