FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 08 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE SOCIOLOGIA (11.02.28.06.54)
Curso: SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL/PROFSOCIO - Macapá
Código: PROFSOC002
Nome: METODOLOGIA DE ENSINO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O objetivo da disciplina é o de desenvolver ações didático pedagógicas e assessorar o professor do ensino médio durante o processo de ensino aprendizagem em suas diferentes fases. Pretende, ainda, instrumentalizar a observação e análise sociológica do ambiente educacional, com estudos do projeto pedagógico da escola. Além disso, essa disciplina visa a problematização e o desenvolvimento das temáticas sociológicas voltadas ao Ensino Médio.
Referências: BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Lei nº 9.394/96. Brasília, 1997. BRASIL. GOVERNO FEDERAL. Lei n.º 9.394 20 de Dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. BRASIL. MEC. SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Bases Legais. Brasília: Ministério da Educação, 2001. BRASIL. MEC.C.N.E. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Área Ciências Humanas e suas Tecnologias, Brasília, DF, 1999. BRASIL.MEC.CNE. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF, 1998. BRASIL.MEC.SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Conhecimentos de Sociologia. pp.100- 133, 2006. BRASÍLIA. Governo do Distrito Federal. Secretaria de Educação. Departamento de pedagogia. Currículo da Educação Básica das Escolas Públicas do Distrito Federal: ensino médio. Referenciais Curriculares para o Ensino de Sociologia na Rede Pública do Distrito Federal. Brasília, 2002. CRONOS. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Dossiê - Ensino da Sociologia no Brasil, Vol 8, n.º 2, julho/dezembro de 2007. http://www.cchla.ufrn.br/cronos/atual.html FERNANDES, Florestan. A Sociologia no Brasil. São Paulo: Petrópolis, RJ: Vozes, 1977. GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de (orgs). A Sociologia vai à escola: História, Ensino e Docência. Rio de Janeiro: Quartet, FAPERJ, 2009, 287 p. MEDIAÇÕES. Revista de Ciências Sociais do Programa de Pós-graduação da UELUniversidade Estadual de Londrina. Dossiê - Ensino de Sociologia. Vol.12, n.º 1, Jan - Jun de 2007. http://www2.uel.br/revistas/mediacoes/mediacoes_v12n1_2007.html MEKSENAS, Paulo. Aprendendo Sociologia: a paixão de conhecer a vida. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1987. MEKSENAS, Paulo. O ensino de Sociologia na Escola Secundária. In: Leituras & Imagens, Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, pp 67-79, 1995. MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: uma Introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. São Paulo: Loyola, 1988. MEKSENAS, Paulo. Sociologia. 2.ªed. São Paulo: Cortez, 1994. MICELI, S. Condicionantes do desenvolvimento das Ciências Sociais. In: MICELI, Sérgio (Org.). História das Ciências Sociais no Brasil. São Paulo: Vértice, 1989. v.1. __________. O cenário institucional das Ciências Sociais no Brasil. In: MICELI, Sérgio (Org.). História das Ciências Sociais no Brasil. São Paulo: Sumaré, 1995. v. 2. MICELI, Sérgio (org.). História das Ciências Sociais no Brasil (Volume 1). São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais: IDESP, 1989. MILLS, C. Wright. A Imaginação sociológica. 4. ed. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro, Zahar, 1975. MONTYSUMA. Hildo Cezar Freire. Por um projeto de currículo cientifico para o ensino médio no Brasil. Curitiba: SEED, 2005. MORAES, Amaury César. Licenciatura em Ciências Sociais e Sociologia. Tempo Social, São Paulo, v. 15, n.1, p.5-20, maio 2003. MORAES, Amaury César. O Veto: o sentido de um gesto. Boletim Sinsesp, São Paulo, p.10- 12, nov. 2001. MORAES, Amaury César. Parecer sobre o Ensino de Filosofia e de Sociologia. Mediações, Revista de Ciências Sociais do Programa de Pós-graduação da UEL- Universidade Estadual de Londrina. Dossiê Ensino de Sociologia. Vol.12, n.º 1, Jan- Jun de 2007, p. 239-248. http://www2.uel.br/revistas/mediacoes/mediacoes_v12n1_2007.html PASSERON, Jean-Claude. O raciocínio sociológico: o espaço não-popperiano do raciocínio natural. Tradução de Beatriz Sidou. Petrópolis: Vozes, 1995. PERALVA, Angelina Teixeira; SPOSITO, Marilia Pontes. Quando o Sociólogo quer saber o que é ser professor: entrevista com François Dubet. Revista Brasileira de Educação, n. 5 e n.º 6, p 222-231, 1997. SILVA, Ileizi L. F. (Org.) ; CAINELLI, Marelene Rosa (Org.) . O Estágio na Licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade estadual de Londrina. 1. ed. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2009. v. 1. 349 p. SILVA, Ileizi L. F. (Org.) ; Lima, Angela M S (Org.) ; NUNES, Nataly (Org.) ; LIMA, Alexandre J. C. (Org.). Caderno de Metodologias de Ensino e de Pesquisa de Sociologia. 1. ed. Londrina: SETI-PR, 2009. SILVA, Ileizi L. F. . Fundamentos e Metodologias do ensino de sociologia na educação básica. In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de.. (Org.). A Sociologia vai à escola.1 ed. Rio de Janeiro: Quartet; FAPERJ, 2009, v. , p. 63-91. OBSERVAÇÃO: Referências Bibliográficas sujeitas à alteração/atualização conforme programação do docente da disciplina.

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