FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 12 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CCPGE (11.02.28.06.27)
Curso: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCPGE - Macapá - UNIFAP
Código: CPGE0045
Nome: EDUCAÇÃO, PODER E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Educação, Poder e Contrapoder na Amazônia; Memória, Território e Resistência; Cartografia Social: confrontar narrativas hegemônicas; Empoderamento Coletivo; Outras representações espaciais. Giro territorial e lutas sociais: por outros horizontes teórico-políticos de sentido para a vida.
Referências: ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Tradução Julia Romeu. São Paulo: Companhia da Letras, 2019. ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. São Paulo: Vozes, 2014. CORREA XAKRIABÁ, Célia Nunes. O Barro, o Genipapo e o Giz no fazer epistemológico de Autoria Xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada/, Célia Nunes Correa Xakriabá. Brasília – DF, 2018. CORRÊA, Sérgio; HAGE, Salomão. Amazônia: a urgência e necessidade da construção de políticas e práticas educacionais inter/multiculturais. Revista Nera, (18), 79–105, 2012. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1336 FERNANDES, Florestan. Poder e Contrapoder na América Latina. 2ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015. GAVAZZI, Renato Antônio; RESENDE, Marcia Spyer (Org). Atlas Indígena Geográfico do Acre. Rio Branco: Comissão Pró- Índio, 1998. HARLEY, B. Mapas, saber e poder: Confins, 5, 2009, 24 abril 2009. Disponível em: http://confins.revues.org/index5724.html. Acessado em: 8 abr. 2021. KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação. Episódios de Racismo Cotidiano Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. LOUREIRO, Violeta. Educação e sociedade na Amazônia em mais de meio século. Revista Cocar. V. 1, nº 1. Jan-jun, 2007. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/141 Iconoclasistas: Manual de mapeo colectivo: recursos cartográficos críticos para procesos territoriales de creación colaborativa. Edição: Tinta Limón Ediciones, 2013. KRENAK, Ailton. Cartografia para depois do Fim do Mundo. In: Futuro Ancestral. São Paulo: Companhia da Letras, 2022. p.30-43. KRENAK, Ailton. Antes, o mundo não existia. In: NOVAES, Adauto (org.). Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. HAESBAERT, Rogério. Do Corpo-Território Ao Território-Corpo (Da Terra): Contribuições Decoloniais. GEOgraphia, vol: 22, n.48, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/43100. PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. De saberes e de territórios: diversidade e emancipação a partir da experiência latino-americana. In: Geographia-AnoVIII -N. 16, 2006. SILVA NAWA, José Tarisson Costa da. Os Nawa Nunca Foram Extintos: regimes de memória, trajetórias indígenas e narrativas sobre os Nawa do vale do Juruá, Acre. / José Tarisson Costa da Silva Nawa. Rio de Janeiro, 2023. 242 f. SOARES, Ana Manoela Primo dos Santos. A autoria coletiva e a autoetnografia: experiências em antropologia com as parentas Karipuna do Amapá. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciencias Humanas, Belém, v. 17, n. 2, 2022. SOLÓN, Pablo. Os direitos da mãe terra. In: SOLÓN, Pablo. Alternativas sistêmicas. São Paulo: Editora Elefante, 2019, p. 145-173.

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