FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 08 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - CCEEF (11.02.28.06.36)
Curso: ENSINO DE FÍSICA/CCEEF
Código: CEE0037
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: O ensino de física para o ensino médio. Os processos de avaliação da aprendizagem em física. Elaboração e correção de questões analítico-discursivas planejamento, aperfeiçoamento e produção de material experimental e sua utilização na educação básica. O uso de material alternativo na elaboração de experimentos simples para a utilização no ensino de física. Exposição e Feira de Ciências. II – OBJETIVOS Discutir o ensino de Física no Ensino Médio: por que ensinar Física nesse nível, quais os tópicos que devem ser abordados e com qual enfoque, como abordar esses tópicos, como avaliar. Preparar o aluno para analisar, planejar, produzir material experimental e suas utilizações, visando à estruturação do conhecimento físico de forma criativa, crítica e significativa na Educação Básica. III CONTEUDO PROGRAMATICO UNIDADE I: A FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO 1.1. Os PCN e o ensino de Física. 1.2. O Ensino Médio e o acesso ao Ensino Superior. 1.3. Por que ensinar física. UNIDADE II: EXPERIMENTOS NO ENSINO DE FÍSICA 2.1. A importância da prática experimental no ensino de Física. 2.2. Princípios gerais de elaboração e apresentação de demonstrações experimentais em sala de aula. 2.3. Elaboração em grupos de demonstrações experimentais. 2.4. Reprodução de experimentos padronizados a partir de material alternativo. UNIDADE III: OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM FÍSICA 3.1. Princípios e metodologia básica. 3.2. Análise de algumas avaliações de Física. 3.3. Técnicas de elaboração e correção de questões de avaliação. 3.4. Formas alternativas de avaliação. UNIDADE IV: MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA 4.1. Livros didáticos 4.2. Artigos científicos para o ensino de física. 4.3. Tecnologias computacionais no ensino de Física.

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