Ementa/Descrição: |
O ensino de física para o ensino médio. Os processos de avaliação da aprendizagem em física. Elaboração e correção de questões analítico-discursivas planejamento, aperfeiçoamento e produção de material experimental e sua utilização na educação básica. O uso de material alternativo na elaboração de experimentos simples para a utilização no ensino de física. Exposição e Feira de Ciências.
II OBJETIVOS
Discutir o ensino de Física no Ensino Médio: por que ensinar Física nesse nível, quais os tópicos que devem ser abordados e com qual enfoque, como abordar esses tópicos, como avaliar. Preparar o aluno para analisar, planejar, produzir material experimental e suas utilizações, visando à estruturação do conhecimento físico de forma criativa, crítica e significativa na Educação Básica.
III CONTEUDO PROGRAMATICO
UNIDADE I: A FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO
1.1. Os PCN e o ensino de Física.
1.2. O Ensino Médio e o acesso ao Ensino Superior.
1.3. Por que ensinar física.
UNIDADE II: EXPERIMENTOS NO ENSINO DE FÍSICA
2.1. A importância da prática experimental no ensino de Física.
2.2. Princípios gerais de elaboração e apresentação de demonstrações experimentais em sala de aula.
2.3. Elaboração em grupos de demonstrações experimentais.
2.4. Reprodução de experimentos padronizados a partir de material alternativo.
UNIDADE III: OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM FÍSICA
3.1. Princípios e metodologia básica.
3.2. Análise de algumas avaliações de Física.
3.3. Técnicas de elaboração e correção de questões de avaliação.
3.4. Formas alternativas de avaliação.
UNIDADE IV: MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA
4.1. Livros didáticos
4.2. Artigos científicos para o ensino de física.
4.3. Tecnologias computacionais no ensino de Física.
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