Ementa/Descrição: |
Instrumentação para EAD. Formação tecnológica sobre conceitos básicos de informática. Papel do aluno em cursos à distância. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Uso de novas tecnologias de informação no ensino de Física: pesquisa eletrônica, coleta e disponibilização de material didático na rede, enfatizando seu uso no ambiente escolar. Análise e utilização de diferentes softwares e objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem da Física na escola. Introdução a alguns softwares úteis no ensino da Física Uso do computador na modelagem de sistemas físicos. Gráficos e animações.
Unidades e Discriminação dos Temas
UNIDADE I
Instrumentação para EAD
Desenvolvimento de atividades de natureza interdisciplinar e cooperativa utilizando os softwares de edição de texto, planilha eletrônica, editor de páginas e editor de imagens.
Utilização de ferramentas e recursos para participar, de forma síncrona e assíncrona, de formação na modalidade EAD.
UNIDADE II
Mídias e Ferramentas Digitais
Uso de novas tecnologias de informação no ensino de Física: pesquisa eletrônica, coleta e disponibilização de material didático na rede, enfatizando seu uso no ambiente escolar. Análise e utilização de diferentes softwares e objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem da Física na escola. Análise de sites Web na área de Física e suas possíveis utilizações no dia-a-dia da sala de aula.
UNIDADE III
Métodos Computacionais para Ensino de Física
Uso de ferramentas de modelagem computacional de sistemas físicos (Modellus, Physlets e PHET). Gráficos e animações. |