FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 08 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - CCEEF (11.02.28.06.36)
Curso: ENSINO DE FÍSICA/CCEEF
Código: CEE0035
Nome: Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Física
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Instrumentação para EAD. Formação tecnológica sobre conceitos básicos de informática. Papel do aluno em cursos à distância. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Uso de novas tecnologias de informação no ensino de Física: pesquisa eletrônica, coleta e disponibilização de material didático na rede, enfatizando seu uso no ambiente escolar. Análise e utilização de diferentes softwares e objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem da Física na escola. Introdução a alguns softwares úteis no ensino da Física Uso do computador na modelagem de sistemas físicos. Gráficos e animações. Unidades e Discriminação dos Temas UNIDADE I Instrumentação para EAD Desenvolvimento de atividades de natureza interdisciplinar e cooperativa utilizando os softwares de edição de texto, planilha eletrônica, editor de páginas e editor de imagens. Utilização de ferramentas e recursos para participar, de forma síncrona e assíncrona, de formação na modalidade EAD. UNIDADE II Mídias e Ferramentas Digitais Uso de novas tecnologias de informação no ensino de Física: pesquisa eletrônica, coleta e disponibilização de material didático na rede, enfatizando seu uso no ambiente escolar. Análise e utilização de diferentes softwares e objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem da Física na escola. Análise de sites Web na área de Física e suas possíveis utilizações no dia-a-dia da sala de aula. UNIDADE III Métodos Computacionais para Ensino de Física Uso de ferramentas de modelagem computacional de sistemas físicos (Modellus, Physlets e PHET). Gráficos e animações.

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