FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 08 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA (11.02.28.06.49)
Curso: EDUCAÇÃO INCLUSIVA/PROFEI - Macapá
Código: PROFEI0002
Nome: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Estudo dos principais elementos históricos, filosóficos e legais da Educação Especial considerando as transformações do período da exclusão a perspectiva da inclusão social. Atendimento Educacional Especializado ao público alvo da educação especial (conceito e etiologia). Análise do processo de exclusão escolar. Organização curricular para o atendimento da diversidade humana, com a valorização das diferenças. Práticas pedagógicas inclusivas, avaliação pedagógica e adequações curriculares.
Referências: ABDIAN, Graziela Zambão; OLIVEIRA, A. A. de. Educação para todos e gestão escolar: interfaces a partir da construção coletiva do Projeto Político-pedagógico. In: Silvia Ester Orrú. (Org.). Para além da educação especial: avanços e desafios de uma educação inclusiva. 1ed.Brasília: WAK Editora, 2013. BAPTISTA, C.R.; JESUS, D.M. (orgs.). Avanços em política de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011. BRASIL, MEC. Decreto Nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Diário Oficial da União. Edição extra. BRASIL: 18 de novembro de 2011. BRASIL, SEESP/MEC. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, janeiro de 2008. BRASIL. MEC/SECADI. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência intelectual. Brasília: MEC; SEESP, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CB nº 04/2009. Diretrizes Nacionais Gerais para Educação Básica. Conselho Nacional de Educação (CNE). Brasília, 2009. CAPELLINI; V.L.M.F.; RODRIGUES, O.M.P.R., Marcos históricos, conceituais, legais e éticos da Educação Inclusiva. (Vol. 2) Bauru: MEC/UNESP, 2010. FERREIRA, W. Pedagogia das Possibilidades’: é possível um currículo para a diversidade nas escolas brasileiras?Cadernos CENPEC.2014.p.73-98 HEREDERO, E.S.A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações

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