FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 08 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA (11.02.28.06.49)
Curso: EDUCAÇÃO INCLUSIVA/PROFEI - Macapá
Código: PROFEI0001
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Do senso comum ao conhecimento científico. O raciocínio lógico e a relação da pesquisa científica com a prática pedagógica na construção do conhecimento científico. Formulação adequada da questão a ser respondida e do problema a ser pesquisado. A ética na pesquisa. Elaboração do Pré-Projeto de Pesquisa. A natureza dos dados a serem coletados. As formas de acesso aos dados empíricos: observação, entrevista, questionário, diálogo, discussão em grupo, consulta aos documentos etc. O planejamento da coleta de dados e a construção do instrumento de coleta de dados, formas de organização dos dados. Elaboração do Projeto de Pesquisa.
Referências: APPOLINÁRIO, F. Dicionário de Metodologia Científica: um guia para a produção do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2011. BACICH, L., TANZI NETO, A., TREVISANI, F.M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 19ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1998. BENDER, W.N. Aprendizagem baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso. 2014 (Reimpressão 2015). CRESWELL, J.W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014. DEL-MASSO, M.C.S. Caderno de Metodologia Científica. Marília, SP. 2010 _______.Conhecimento científico e conhecimento do senso comum. São Paulo: Acervo Digital da Unesp/Redefor II/NEaD/Unesp, 2014. _______. Problemas de pesquisa e questões de plágio. São Paulo: Acervo Digital da Unesp/Redefor II/NEaD/Unesp, 2014. _______. Instrumentos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Acervo Digital da Unesp/Redefor II/NEaD/Unesp, 2014.. _______. Ética em Pesquisa Científica: conceitos e finalidades. São Paulo: Acervo Digital da Unesp/Redefor II/NEaD/Unesp, 2014. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2011. DINIZ, D., TERRA, A. Plágio: palavras escondidas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2014

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.server04 v4.10.6_6