FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 12 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CCPGE (11.02.28.06.27)
Curso: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCPGE - Macapá - UNIFAP
Código: CPGE0040
Nome: EDUCAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS COMUNITÁRIAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Estudo da relação entre Escola e Comunidade. Educação em contextos escolares e não escolares. Práticas comunitárias em diferentes territórios. Movimentos Sociais e Educação. Saberes e práticas educacionais dos Povos da Amazônia.
Referências: ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2014. BRANDÃO, Carlos Rodrigues, 1982. Educação popular. São Paulo: Brasiliense. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular? São Paulo: Brasiliense, 2006. CALDART, Roseli. Educação em movimento. Petrópolis, Vozes, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994 FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. GADOTTI, Moacir; GUTIÉRREZ, Francisco. Educação comunitária e economia popular. São Paulo: Cortez, 2001. GADOTTI, M. Educação Popular, Educação Social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Dialogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília, v.18, n.1, dez, 2012 GUERRA, Denise Moura de Jesus. Ciências e educação popular comunitária : outros saberes, apropriações outras. Salvador : EDUFBA 2012. GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. 8a ed., São Paulo, Cortes, 2012 MALHEIRO, Bruno; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; MICHELOTTI, Fernando. Horizontes Amazônicos: para repensar o Brasil e o mundo. 1.ed. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo; Expressão Popular, 2021. MONTECHIARE, Renata; LÁZARO, André (Orgs.). Educação e práticas comunitárias: Educação Indígena, Quilombola, do Campo e de Fronteira nas regiões Norte e Nordeste do Brasil 1. ed. Brasília: Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, 2020. RIBEIRO, Marlene. Movimento Camponês, Trabalho e Educação: liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana. 1ed. São Paulo:Expressão Popular, 2010. SOUZA, Romier (Et Al). Educação do Campo na Amazônia: A experiência histórica das Escolas Famílias do Amapá. Belém: Instituto Internacional de Educação do Brasil [IEB], 2016.

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