FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 12 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CCPGE (11.02.28.06.27)
Curso: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCPGE - Macapá - UNIFAP
Código: CPGE0039
Nome: TEORIA CULTURAL E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Definições de Cultura; Vertentes antropológicas do estudo da cultura; Enfoques sociológicos da teoria cultural; Teoria Cultural na América Latina; Teoria Cultural na Amazônia; Educação e Cultura; Culturas Populares e Educação Escolar na Amazônia.
Referências: BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Campinas: Mercado das Letras, 2002. BOAS, Franz. Antropologia Cultural. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 20 CANCLINI, Néstor García. Culturas populares no capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982. CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. CASTRO, Celso (Org.). Evolucionismo cultural: textos de Morgan, Tyler e Frazer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005. CASTRO, Celso (Org.). Textos Básicos em Antropologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2016. CRESPI, Franco. Manual de sociologia da cultura. Lisboa-PT: Estampa, 1997. DUSSEL, Enrique. Oito Ensaiossobre Cultura Latino-Americana e Libertação. São Paulo, Paulinas, 1997. EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. 2ed. 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